Sucesso para você!

Photo by Diego PH on Unsplash

Não existe sucesso do dia para a noite. Qualquer evolução profissional ou pessoal acontece em pequenos e constantes progressos, disse o escritor e empreendedor Kaio Serrate:

“Faça uma análise das suas maiores realizações (…) Me arrisco a dizer que elas terão sido resultado (…) de uma ou duas décadas de repetição e aprimoramento”.

Passamos a aceitar desde pequenos que nossa principal meta de vida é alcançar o sucesso.

Sucesso é uma coisa e realização é outra, completamente diferente.

Sucesso é o que os outros pensam sobre uma pessoa e seus caminhos, enquanto a realização é o que a pessoa pensa sobre as escolhas que fez na própria vida.

Realização pessoal, realização profissional: alcançar a realização é encontrar a plenitude em determinadas esferas da vida, ter sucesso é simplesmente passar uma imagem de que tudo deu certo.

O sentimento de realização caminha realmente muito próximo da sensação de missão cumprida. Mas, para tanto, é preciso que haja uma missão. Metas não são missões. Sonhar com um cargo não é ter uma missão. Traçar uma carreira com GPS e executar o caminho no menor tempo possível pode até garantir sucesso, mas nunca garante que você se sente naquela cadeira sonhada e sinta-se minimamente realizada.

Então às vezes nós temos que parar e nos perguntar: para quem estamos construindo as nossas vidas? Para quais olhares estamos direcionando nossas imagens? Para os nossos ou para os dos outros? Será que não estamos dedicando tempo demais às aparências e será que um dia isso não vai nos custar muito caro? Porque, no fim das contas, os cargos se vão, o prestígio se vai e só o que resta é a opinião que nós mesmos temos sobre a estrada percorrida.

Em alguns momentos da vida, sucesso é apenas desistir, desapegar e seguir em frente. Desistir, não porque faltou coragem, e sim porque ela estava lá.

Uma carreira de sucesso não é necessariamente sinônimo de dinheiro, status e poder. De acordo com Sofia Esteves, presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos, um profissional realizado é aquele que deixa contribuições valiosas para as pessoas ao seu redor, isto é, um legado:

“O legado é como você é e será lembrado. As memórias, inclusive afetivas, que você deixará. (…) Como a sua carreira impacta positivamente a sociedade?” .

Suficientemente bom

Altas ambições são nobres e importantes, mas também pode chegar uma hora em que elas se tornam a fonte de pânico desnecessário e problemas terríveis. Se tem um momento na vida em que temos a oportunidade de deixar essa busca pelos mais altos padrões de lado, é agora. Não precisamos fingir ser quem não somos e podemos nos mostrar vulneráveis, longe do ideal perfeccionista.

Nos anos 1950, um psicanalista britânico chamado Donald Winnicott, especializado em relações entre pais e filhos, elaborou uma forma de minar nossos ideais mais imprudentes e nosso perfeccionismo. Em sua percepção, o desespero dos pais era consequência de um perfeccionismo cruel e contraproducente. Assim, para ajudá-los a diminuir isso, Winnicott desenvolveu um termo encantador: o que chamou de “pai suficientemente bom”.

O conceito de “suficientemente bom” começou com relação à paternidade, mas o termo pode ser aplicado à vida em geral, especialmente em torno de trabalho e amor.

Uma relação pode ser “suficientemente boa” mesmo quando tem seus momentos ruins, incluindo épocas de pouco sexo e muitas brigas.  Da mesma forma, um trabalho “suficientemente bom” será tedioso algumas vezes, não usará todos os nossos méritos, mas podemos fazer amigos verdadeiros, ter momentos de empolgação e terminar uns dias cansados, mas sentindo uma profunda realização.

É preciso ter muita coragem e habilidade para manter uma vida muito comum. Perseverar  em meio aos desafios de amor, trabalho e filhos é um ato heroico. Talvez devêssemos, com mais frequência, fazer uma pausa para reconhecer, de uma maneira muito real, que nossas vidas são suficientemente boas e que isso, por si só, já é uma conquista muito grandiosa.

Celebrar pequenas conquistas ajuda a manter a motivação em alta.

Um comentário em “Sucesso para você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s