Desapegue, por Zack Magiezi (poeta)

Desapegar.

Não é deixar ir.

Não é abrir as mãos.

Não é dar liberdade.

Para um passado, um sentimento, uma história.

Desapegar é deixar as coisas no lugar delas.

E aceitar o convite do Tempo.

Para seguir em frente.

Photo by Marc Kleen on Unsplash

Soltar as rédeas, deixar a vida tomar a frente, pode ser muito bom mesmo. É saber tirar o esparadrapo do apego emocional com sabedoria. Dessa forma, ele se desprende sozinho, sem dor. Todo o sofrimento oferece-nos de bandeja uma maneira mais saudável de ser e de nos relacionar com o mundo. Aceite esse precioso produto.

A vida não é carrasca. Ela é sábia, generosa e criativa. Quando chegam essas experiências tristes, é porque temos de aprender algo com elas.

Sofrimento

Contardo Calligaris diz que é preciso sentir plenamente as dores: das perdas, do luto, do fracasso. “Eu acho um tremendo desastre esse ideal de felicidade que tenta nos poupar de tudo o que é ruim”.

“Somente a experiência de nossa própria escuridão nos dá a luz de que precisamos para ajudar os outros cuja jornada para os pontos escuros da vida está apenas começando”, escreveu a monja beneditina Joan Chttister no livro Between the Dark and the Daylight.

“É nesse momento que o pouco que experienciamos da escuridão nos qualifica para sermos algo capaz de iluminar a expedição humana. Sem isso, somos apenas palavras, apenas falsas testemunhas da verdade do que significa ser esmagado no chão e levantar-se outra vez”, diz ela.

O sofrimento que você passa não deve ficar restrito a você. Transformado, ele apenas fundamenta uma experiência que poderá servir para fortalecer outras pessoas. É isso. O sofrimento é só uma pequena parte. O florescimento dele na sua vida é o que mais importa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s