Combo do dia #09

Um texto + uma música + um prato

Autoconhecimento

Quando temos uma consciência mais profunda sobre quem somos, o que queremos e para aonde estamos indo, tudo tende a fluir melhor.

Autoconhecimento é indispensável para o profissional do século 21.

De acordo com o relatório mais recente do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro, aptidões como criatividade, colaboração, flexibilidade, pensamento crítico, capacidade de trabalhar sob pressão e resolver problemas complexos serão obrigatórias para evoluir na carreira daqui para a frente.

E o autoconhecimento é o ponto de partida para o desenvolvimento dessas soft skillls, como são chamadas as habilidades comportamentais.

As transformações pelas quais o mundo do trabalho vem passando e as demandas das novas gerações de profissionais – trabalho remoto, freelancer e sem carga horária fixa, por exemplo – cada vez mais vão exigir boa capacidade de gestão de si próprio.

Conhecer a si mesmo é uma investigação que tem início, mas nunca acaba.

A única pessoa que vai estar conosco a vida inteira somos nós, e desde cedo procuramos nos afastar de nós mesmos.

Somos os únicos responsáveis pela nossa própria alegria de viver. Sofia Esteves, presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos, afirma que precisamos parar de esperar que o mundo nos agrade, porque só assim podemos preservar nossa positividade:

“Ninguém pode ser dono da minha alegria. Ela me pertence e não importa se alguém foi rude ou me decepcionou. Eu sou a única responsável por me manter alerta e positiva”.

Criatividade e bem-estar

Podem inventar as mais mirabolantes formas de anabolizar a criatividade, mas nenhuma será mais eficiente do que o bem-estar. Pelo menos para a redatora de conteúdo Rafaela Kich, para quem produzir bem depende de um fator imutável: sentir-se bem.

“Uma vez que você entende que o seu cérebro e o seu corpo são seus principais instrumentos para fazer qualquer coisa (…) fica mais fácil perceber que cuidar de você mesmo é a melhor estratégia para ser produtivo”.

Música:

Lights Up (Harry Styles)

All the lights couldn’t put out the dark

Running through my heart

Lights up and they know who you are

Know who you are

Do you know who you are?

E o prato do dia foi:

  • Camarão na AirFryer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s