Por acaso a vida tem que acabar aos 40?

Photo by Rob Latour/Shutterstock

Envelhecer tem assombrado Madonna há décadas. Quando o tema apareceu, logo aos 30 e poucos anos, ela questionou: “por acaso a vida tem que acabar aos 40?”.

Essa mulher afiada abriu o caminho para as outras. Fez dos 40 os novos 30, dos 50 os novos 40. “O negócio nunca foi seguir regras, mas quebrar!”.

Madonna diz que ninguém comentaria da idade dela, se ela fosse homem. “Para mulheres, existe um comportamento esperado, e se você ainda tiver apetite sexual, se divertir e se sentir viva, você vai ser desprezada e discriminada e perseguida”, continua.

Madonna vai seguir cantando, dançando e chocando o mundo. Talvez ajude a fazer com que esse papo de idade fique velho.

“Nunca ouse envelhecer. Isso é considerado um pecado”, disse a cantora certa vez, em um discurso brilhante.

Por falar nisso…

Envelhecer é bem mais cruel para as mulheres! Parece que o tempo vem correndo atrás de nós com uma foice.

A antropóloga e escritora Mirian Goldenberg diz: “Homens são avaliados pelo poder e pelo dinheiro. Mulheres, pela beleza e comportamento. Quando envelhecem, se sentem invisíveis. Já os homens, se sentem mais poderosos”.

Aos 50 anos, com uma vida diante das câmeras, Mariana Godoy admite ser exceção e que a TV é, de fato, mais cruel com as mulheres.

“Mulher não fica velha à frente dos programas. A TV brasileira trata muito mal as mulheres que envelhecem na frente das câmeras, vai tirando devagarzinho. A gente teve o Sérgio Chapelin grisalho à frente do Jornal Nacional, o Cid Moreira com cabelo completamente branco. Agora você não viu a Lilian Witte Fibe envelhecer no ar, nem a Ana Paula Padrão no jornalismo. É impressionante”.

Sobre ter deixado a Globo após mais de 20 anos

“Faço minhas escolhas e convivo bem com elas. Com as mais polêmicas, as que ninguém faria. ‘Ninguém sairia da Globo e iria para a RedeTV!’. É, mas eu fiz e deu certo. Sempre permiti que a vida me surpreendesse. Eu quero tudo, faço tudo, gosto de tudo. A vida em troca gosta de mim”.

Por falar (mais) nisso…

Viver até os 90 ou mais é uma realidade cada vez mais frequente entre os que, além de favorecidos por boa genética, cuidam da saúde.

Viveremos 30 anos mais! Tempo suficiente para uma nova carreira, uma nova profissão, para vivenciar muitas experiências que antes não pudemos, ocupados demais estudando, trabalhando, criando filhos.

Uma vida sedentária leva a uma velhice ruim. É que sem movimento, o corpo deteriora-se. Da mesma forma que quem exercita a mente tende a ser um velhinho mais lúcido, quem mexe o corpo tende a ter uma terceira idade com menos dor, mais energia e mais força física.

Nina Lemos

“Você não acorda um dia e envelheceu. Isso vai acontecendo aos poucos. E, surpresa, você continua sendo a mesma pessoa! Sim, o seu gosto musical permanece o mesmo, assim como seus ídolos, escritores e amigos”.

As rugas vão aparecer. Mas já amadurecemos o suficiente para saber que o contrário do envelhecimento é a morte, certo?

A idade não pode ser limite.

Meus sobrinhos têm a dor de crescimento. Dia sim, dia não eles reclamam de alguma dor no corpo: dor na pena, nos joelhos, nas costas.

Eu, aos 36, comecei a desenvolver a dor do envelhecimento. Nosso destino e nosso grande inimigo.

Atividade física, alimentação saudável, controle do estresse, autoconhecimento, espiritualidade e amor. 7 pilares para manter a vida em equilíbrio.

Envelhecer é uma certeza, envelhecer com qualidade é uma escolha.

Estamos envelhecendo mais. A questão é: como? Mudanças no estilo de vida não devem ser feitas somente ao chegar na velhice, elas envolvem cuidados que devem ser iniciados ainda durante a juventude, como alimentação equilibrada, exercícios regulares e visitas ao médico.

“Quanto mais cedo os cuidados tiverem início, mais fácil é prevenir o desenvolvimento de condições crônicas de saúde”, diz Drauzio Varella.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s